#AsDuasVidasImportam: 14ª Marcha Nacional pela Vida apresenta trabalho de casas de apoio às gestantes

O trabalho de diversas casas de apoio à gestantes foi o destaque da 14ª Marcha Nacional pela Vida, realizada na noite da última terça-feira, 15 de junho. A edição deste ano foi realizada novamente pelo formato virtual devido às restrições impostas pela pandemia do coronavírus (Covid-19).

Com o tema #AsDuasVidasImportam, a transmissão da live contou mais uma vez com o apoio da TV Mundo Maior, de São Paulo, e foi conduzida de forma voluntária pela cantora Mari Rocha e pela fundadora do Cervi/SP, Rose Santiago. A live foi transmitida pelos canais do Brasil sem Aborto no Youtube, Instagram e Facebook, além de mais de 20 canais que retransmitiram o evento online.

O tema escolhido para a edição deste ano da Marcha Nacional pela Vida faz parte da campanha #AsDuasVidasImportam, lançada em dezembro do ano passado pelo Movimento Brasil sem Aborto. Ao lançar a campanha, o site do Brasil sem Aborto disponibilizou uma lista de instituições de apoio às gestantes divididas em dois segmentos: com e sem abrigamento.

Ao longo de toda a live, as apresentadoras conduziram o público por uma grande “marcha” pelas regiões do Brasil para apresentar o trabalho de algumas dessas instituições de apoio às gestantes. Na região sul, os espectadores conheceram o Servi/RS e o Lar Preservação da Vida/PR. No centro-oeste, Santos Inocentes/DF, Lar Maria de Nazaré/DF e Casa Tranistória Amor de Mãe/GO. No Sudeste, Cervi/SP, Associação Filhos da Luz/SP e a Associação Guadalupe/SP. E na região nordeste, o Centro Humanitário de Amparo à Materninda – Chama/CE.

Durante o evento, foi lançado o vídeo da segunda etapa da campanha #AsDuasVidasImportam. Nessa etapa, em parceria com o Cervi/SP, a Associação Guadalupe/SP e o Lar Preservação da vida/PR, o Movimento Brasil sem Aborto disponibilizou contatos para o acolhimento de gestantes. Assista ao vídeo

Participações especiais – A primeira convidada foi a presidente do Movimento Brasil sem Aborto, Lenise Garcia. Em sua participação, ela falou sobre o livro “Abortos forçados”, do qual é coautora, e destacou casos em que a mulher é forçada a abortar. Segundo ela, o subtítulo do livro “Como a legalização do aborto tira das mulheres seus direitos reprodutivos” é uma reflexão sobre a expressão “direitos reprodutivos”, usada frequentemente por aqueles que defendem a legalização do aborto, como se o aborto fosse um direito. Lenise explicou que há uma contradição nesse uso, tendo em vista que direitos reprodutivos seria o direito da mulher de ter os seus filhos. “É exatamente nesse sentido que queremos mostrar que a legalização do aborto muitas vezes vai trazer a mulher para uma situação de ser forçada a abortar, como de fato ela já é na maior parte das vezes com o aborto clandestino”, comentou.

Outra participação especial foi do presidente de honra do Movimento Brasil sem Aborto, Jaime Ferreira Lopes. Ele destacou que a marcha deste ano é um marco porque o Movimento Brasil sem Aborto completa 15 anos. Jaime Lopes assinalou que o tema desta marcha #AsDuasVidasImportam “quer nos chamar a atenção para o valor da vida, seja a que está no ventre materno, seja a mãe que está gerando esta nova vida humana. Ambas são vidas e devem ser protegidas e amadas”. O presidente de honra do Brasil sem Aborto também relacionou a pandemia sanitária que estamos vivendo com a “pandemia silenciosa dos abortos que ceifam vidas todos os dias no planeta”. E destacou o trabalho daqueles que se empenham em defender a vida, buscando, por meio de aconselhamento e acolhimento, impedir que as mulheres que pensam em fazer um aborto desistam.

Também representando o Movimento Brasil Sem Aborto, Lourivan Macedo, coordenador do Comitê Goiano, falou a importância das marchas pela vida, tanto presenciais quanto virtuais. E citou que o comitê realiza há 13 anos marchas em defesa da vida de forma ininterrupta. E trazendo a experiência de outro formato de marcha, Thelma Albano, do Comitê do Espírito Santo, contou como foi a carreata em defesa da vida realizada em Vitória (ES).

A 14ª Marcha Nacional pela Vida ainda contou com a participação da secretária nacional da família do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Ângela Gandra, e do secretário de atenção primária à saúde do Ministério da Saúde, Raphael Câmara. Os dois falaram sobre o trabalho em defesa da vida e de apoio à gestante realizado pelas secretarias que atuam.

Também marcaram presença na Marcha Nacional pela Vida o pastor Ranulfo Nascimento, da Igreja Batista Monst’Serrat do Rio Grande Sul, e Dom Ricardo Hoepers, presidente da Comissão para a Vida e a Família da CNBB.

Saúde da mulher – Outro tema abordado durante a live foram as consequências do abortamento provocado para as mulheres. A médica de família Patrícia Junges Frantz falou sobre os aspectos psicológicos e a ginecologista obstetra falou sobre os aspectos físicos.
E a ginecologista, obstetra, homeopata, ayurveda e mestre em Saúde Pública, Luciana Lopes Lemos, fez uma reflexão sobre o aborto. “Nenhuma mulher sai de um aborto provocado melhor, mais feliz, mais bonita, mais empoderada, mais iluminada”, frisou.

Atrações artísticas – A 14ª Marcha Nacional pela Vida também teve diversas atrações artísticas. Logo no início, o músico Alonso Albuquerque cantou a música “Brasil pelas Duas Vidas”. E o cantor Nando Cordel, autor da música-símbolo das marchas pela vida “Paz pela Paz”, ofereceu ao Movimento Brasil sem Aborto a honra de lançar sua mais recente canção em defesa da vida: “Me deixe nascer, eu quero viver”, que emocionou o público.

A cantora Elba Ramalho também marcou presença. Ela recitou o poema “Mãe”, de Mário Quintana. E no finalzinho da marcha, Giovanna Carazza, de apenas 4 anos, cantou a música “Brasil pelas Duas Vidas”, de Alonso Albuquerque. A live foi encerrada com a música “Me deixe viver”, da apresentadora e cantora Mari Rocha e amigos.

Homenagem – Ao final, o professor Humberto Vieira (1938-2015), fundador da Associação Nacional Provida e Pró-família, o Dr. João Carlos Biagini (1948-2021), membro efetivo e diretor da União dos Juristas Católicos de São Paulo, e o Sr. João Rodarte Rosa de Oliveira (1956-2021), cofundador da Sociedade de Divulgação Espírita Auta de Souza foram homenageados.

Clique aqui para assistir a live da 14ª Marcha Nacional pela Vida

Navegar