Brasília sedia 18ª Marcha pela Vida, contra o Aborto no dia 10 de junho com o tema “Salvem os humanos”

Brasília será palco da 18ª Marcha Nacional pela Vida, contra o aborto, no próximo 10 de junho, a partir das 14h, na Esplanada dos Ministérios. Com o tema “Salvem os humanos!”, o evento deste ano reforça sua mobilização com a realização simultânea da 2ª Marcha Distrital pela Vida.

A manifestação é organizada pelo Movimento Nacional da Cidadania pela Vida – Brasil Sem Aborto, suprapartidário e supra religioso, que defende a preservação da vida desde a fecundação. A atuação da entidade se baseia em pesquisas científicas e evidências nos campos da genética, embriologia, bioética e legislação vigente. Professores, estudantes, advogados, juristas, cientistas, líderes religiosos e comunitários compõem, de forma voluntária, o grupo organizador.

O ato iniciará próximo ao Museu da República com uma caminhada em direção ao Congresso Nacional para garantir que o direito à vida, previsto na Constituição Federal, seja preservado em todas as dimensões e pressionar pela aprovação de projetos que protegem os nascituros e as gestantes.

Entre as principais pautas do movimento estão a aprovação do Estatuto do Nascituro (PL 478/2007), o direito à vida desde a concepção (PEC 164/2012), a instituição do Dia do Nascituro (PL 2611/2021 e PL 4281/2023), visa sustar a resolução do Conanda nº 258/2024 (PDL 03/2025), além da aprovação dos PL 1904/2024 e PL 1301/2025, que propõe proibir o uso do procedimento de assistolia fetal.

Como parte da programação, será realizado no dia 9 de junho, das 20h às 22h, o VIII Jantar Promocional em prol da Marcha Nacional pela Vida. O evento acontecerá na churrascaria Nativas Grill, localizada na Vila Planalto, em Brasília. Interessados em adquirir uma mesa devem entrar em contato pelo e-mail da Associação Nacional da Cidadania pela Vida (Adira): contatoadira@gmail.com.

Autores das propostas legislativas:

PL 478/2007: Ex-deputado federal Luiz Bassuma (BA) e Ex-deputado federal “in memoriam” Miguel Martini (MG). Tramite: Aprovado nas comissões de Seguridade Social e Família e Finanças e Tributação.

Em 2025 Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (Câmara Federal)

PEC 164/2012: Ex-deputado federal Eduardo Cunha (RJ) e Ex-deputado federal João Campos (GO). Tramite: Aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.

Em 2025 Aguardando formação de comissão especial (Câmara Federal).

PL 2611/2021: Poder executivo. Tramite: Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (Câmara Federal).

PL 4281/2023: Senador Eduardo Girão (CE). Tramite: Aprovado no Senado Federal.

Em 2025: Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (Câmara Federal).

PL 1904/2024: Deputado Federal Sóstenes Cavalcanti (RJ) e outros. Tramite: Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (Câmara Federal).

PDL 03/2025: Deputada Federal Chris Tonietto (RJ). Tramite: Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família.

PL 1301/2025: Senador Eduardo Girão (CE). Tramite: Aguardando distribuição pelo presidente do Senado Federal.

 

Serviço:

18ª MARCHA NACIONAL PELA VIDA, CONTRA O ABORTO

Data: 10 de junho (terça-feira)

Horário: a partir das 14h (concentração Museu da República)

 

Contatos para entrevistas:

Presidente – Lenise Garcia: (61) 98111-6961

Secretário Geral – Allan Araújo: (61) 98131-1518

Navegar